4 formas de nutrir a felicidade com o Mindful Eating

Posted By Rafael Reinehr on 7 mar 2019 | 0 comments


Quando nos deparamos com sentimentos de alegria e felicidade em bons momentos – como saborear uma comida deliciosa – isso nos ajuda a construir resiliência e força emocional durante tempos difíceis

Você quer ser feliz? Eu sei que quero ser feliz e aposto que a pessoa ao seu lado também quer ser feliz. Todo mundo quer ser feliz. O desejo faz parte da nossa biologia e está ligado ao nosso cérebro. Mas a razão pela qual a felicidade surge é variada e complexa. Muitas pessoas pensam que você encontra a felicidade; no entanto, a felicidade não é uma coisa, por isso nunca é perdida. A felicidade é uma experiência e as condições para você ter a experiência da felicidade são surpreendentemente comuns Aqui estão quatro maneiras pelas quais a alimentação consciente pode ajudar a nutrir as condições para a felicidade, que já estão ao seu redor.

Quatro tipos de felicidade que podemos aproveitar quando comemos

1) A felicidade do contato sensorial (olhar, saborear, cheirar, sentir, tocar e escutar)

A maneira mais fácil e mais óbvia de nutrir a felicidade é dar-se permissão para entrar no prazer sensorial que abunda quando se come. Toda vez que você notar a beleza da comida, respire profundamente e sinta os aromas da sua refeição. Observe a sensação de comida em sua boca, o toque do garfo em sua boca ou o som de uma mordida enquanto você mastiga. Você está alimentando a felicidade! Vá em frente e pule direto para o prazer sensorial que está presente ao comer!

2) A felicidade dos estados mentais positivos (alegria, benevolência, compaixão, equanimidade)

A segunda maneira é observar e apreciar quando estados mentais cooperantes, como quando alegria, compaixão e paciência surgem. A vida é estressante e desafiadora, e é por isso que a capacidade de oferecer autocompaixão e ter paciência nesses momentos de estresse é uma qualidade especial. Você pode começar sua prática observando a alegria, porque pausar e procurar o que é “bom” em uma situação quando a vida está indo na sua direção o ajudará a encontrar esses sentimentos estabilizadores quando você se depara com situações desafiadoras. Procure a felicidade que surge quando você tem pensamentos cooperantes!

3) A felicidade da concentração (focando a mente e os pensamentos em um único projeto)

A terceira forma é focar sua atenção, em vez de dividi-la em várias partes. Quando você se dá permissão para focar sua atenção em uma coisa, em um projeto, em uma experiência, a típica tagarelice e distração que o rodeia começa a silenciar, e sua mente fica livre para se concentrar nas tarefas que tem em mãos. Criar oportunidades para concentrar a mente e focar sua atenção em uma coisa é uma qualidade preciosa para uma vida super agitada. Saboreie a alegria de concentrar sua mente e pensamentos na tarefa em mãos.

4) A felicidade do discernimento (experimentando a interconexão e a humanidade comum que é parte da experiência humana)

A quarta forma de nutrir a felicidade é abandonar qualquer expectativa que você possa ter; por exemplo, a ideia de que comer conscientemente o ajudará a fazer “X” ou “Y”. Não se distraia com o amanhã. Torne-se presente e saboreie a maravilha da consciência, o surgimento da sabedoria, a sensação de excitação que surge quando você pratica a alimentação consciente. Bem-vindo a alegria do discernimento.

Se você pensar sobre isso, a maneira de comer mais conscientemente é praticar a habilidade de perceber a alegria e o prazer que está presente todos os dias! Nutrir esses quatro tipos de felicidade de forma consistente quando a vida é boa e agradável torna cada momento mais divertido. Ao mesmo tempo, constrói força emocional e resiliência quando a vida é desafiadora.

Artigo original de Megrette Fletcher, publicado em mindful.org no dia 12 de fevereiro de 2018, traduzido por Liz Ghellere para o Consciência Plena. Distribuído livremente em língua portuguesa com caráter informativo e educacional.

❤  Compartilhe sua Paixão por Compaixão

Autocompaixão. Calma. Alegria. Resiliência. Confiança. O mundo precisa de mais disso tudo. E é por isso que produzimos este conteúdo para você, com o objetivo de trazer as melhores práticas, aconselhamentos e insights sobre meditação, mindfulness em busca de uma Consciência Plena do mundo que nos cerca.

Para que possamos seguir em nosso serviço e trazer compaixo e conexão aos corações, casas e comunidades de milhares de nossos leitores, e se voc acha que nosso trabalho tem valor e quer ajudar o mundo a se tornar mais Consciente e Desperto, considere fazer uma doação hoje!
Muito obrigado!

Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: