Aumente sua felicidade em três etapas!

Posted By Rafael Reinehr on 11 jul 2019 | 0 comments


A vida real não é tudo arco-íris e bichinhos de pelúcia, mas a verdadeira felicidade está sempre disponível, mesmo em tempos difíceis.

 

  • Seja real com a felicidade

Felicidade não é ser otimista o tempo todo. Em vez disso, pense nisso como uma característica – que ajuda você a reconhecer até mesmo os menores momentos de alegria, a abraçar completamente as coisas boas da vida sem pausa e a saber que, mesmo quando as coisas não estão indo bem, esse momento difícil, também passará. Também é algo que pode ser cultivado. Por que isso é importante? A ciência nos mostra que a felicidade é uma das melhores defesas contra as dificuldades. Ela cria resiliência, e também nos permite a não ficarmos presos em um estado negativo, e ver oportunidades que podem nos levar de volta a uma perspectiva mais estável e mais contente. A chave para descobrir a felicidade é estar atento aos doces momentos da vida, grandes e pequenos, e realmente aceitá-los. A troca amigável com um estranho. O sol da primavera em seu rosto depois de um longo inverno. A sensação de elevação de um trabalho bem feito. Comece a tomar conhecimento desses momentos do dia a dia, e aproveite esse brilho por um tempo. Quanto mais facilmente você puder identificar até mesmo as mais simples alegrias da vida, mais deles você descobrirá em todos os lugares.

  • Encontre o seu propósito

Envolver-se em algo fora do seu dia-a-dia tem o poder de infundir na vida cotidiana um significado maior. Mas todos nós somos puxados em tantas direções, pode ser difícil saber onde colocar sua atenção. Para cortar o barulho, cada dia pergunte a si mesmo estas três perguntas:

  • Com o que me importo além de mim mesmo?
  • Que pequena ação posso tomar hoje que está de acordo com essa crença?
  • Como minhas ações afetarão o mundo a longo prazo?

Então pegue esses valores e transforme-os em verbos. Se você valoriza o tempo da família, por exemplo, comece a deixar os smartphones de lado durante o jantar, crie um plano para uma excursão familiar mensal ou encontre maneiras de se conectar com mais frequência a seus irmãos. Se for o ambiente, considere oferecer seu tempo como voluntário ou doar dinheiro para uma organização que apóia essa causa ou ambos. Se você se sentir compelido a criar, comprometa-se a alimentar sua inspiração de qualquer maneira que ache melhor – visitar um museu, folhear livros de arte – e reservar algum tempo para o seu próprio processo criativo. Crie um pouco de espaço em cada dia para pensar e fazer uma pequena coisa em relação ao quadro maior que você tem. Pratique e repita e, com o tempo, observe seu senso de propósito crescer.

  • Seja generoso: é contagioso

Não há experiência mais edificante do que doar. Na base da generosidade está a compaixão, que a pesquisa considera ter um impacto direto no bem-estar. Você sabe o que é ainda mais legal? A generosidade é generativa: quanto mais você pratica, melhor você se sente, e mais fácil se torna ser generoso! Além disso, é contagiante. Seu ato de generosidade pode muito bem inspirar alguém a agir gentilmente em relação a outro. E você pode começar imediatamente, onde você está. De uma gorjeta de 18% em vez de seus 15% usuais. Dê um pouco mais à caridade este mês ou dedique mais tempo a ajudar amigos, familiares e estranhos do que você normalmente faz. Ou fique mais conectado: tente sorrir para um estranho, diga a um amigo que você gosta dele ou conte a um ente querido o quanto ele significa para você. Tudo isso se soma e acrescenta ao seu quociente de felicidade.

 

Artigo original de Kelle Walsh, em 31 de maio de 2018, na Mindful.org. Traduzido por Liz Ghellere para o Consciência Plena. Distribuído livremente em língua portuguesa com caráter informativo e educacional.

 

❤  Compartilhe sua Paixão por Compaixão

Autocompaixão. Calma. Alegria. Resiliência. Confiança. O mundo precisa de mais disso tudo. E é por isso que produzimos este conteúdo para você, com o objetivo de trazer as melhores práticas, aconselhamentos e insights sobre meditação, mindfulness em busca de uma Consciência Plena do mundo que nos cerca.

Para que possamos seguir em nosso serviço e trazer compaixo e conexão aos corações, casas e comunidades de milhares de nossos leitores, e se voc acha que nosso trabalho tem valor e quer ajudar o mundo a se tornar mais Consciente e Desperto, considere fazer uma doação hoje!
Muito obrigado!

Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: