Como criar um pote de glitter para crianças

Posted By Rafael Reinehr on 4 jul 2019 | 0 comments


O pote de glitter representa a mente se estabelecendo. É uma ótima atividade que seus filhos podem continuar fazendo como uma prática de atenção plena.

As crianças, especialmente as que batalham internamente, tendem a agir em suas dificuldades ao invés de compartilhá-las em palavras. Nós, adultos, muitas vezes somos apenas marginalmente melhores. Quando as palavras não estão disponíveis, o que ajuda é encontrar outras maneiras de demonstrar a conexão entre pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Um globo de neve ou um pote de glitter é uma das metáforas visuais mais poderosas para essa conexão; ilustra como a atenção plena – o cultivo da quietude diante do turbilhão da vida – nos afeta. No começo eu costumava fazer essa prática apenas com crianças pequenas, mas desde então descobri que até os adolescentes gostam disso.

Como fazer um pote de glitter:

Você pode usar um frasco de conserva, um pote de especiaria ou até mesmo uma garrafa de água de plástico para essa prática. Certifique-se de usar glitter que afunda em vez de flutuar. Adicione um pouco de glicerina para a água diminui a queda do brilho.

Se preferir evitar o uso de glitter, você pode criar uma versão mais ecológica usando miçangas de cores diferentes, uma mistura de corante e óleo de alimentos ou até mesmo pedaços de LEGO que você já tenha em casa.

Encha o frasco até o topo com água. Faça seus filhos escolherem três cores de glitter: uma para representar pensamentos, uma para representar sentimentos e outra para representar comportamentos (ou “desejos de fazer coisas”). Coloque algumas pitadas de cada cor na água, o que representa sua mente, e talvez algumas gotas de corante alimentar. Sele o frasco com a tampa ou fita adesiva.

Pergunte às crianças o que fará o glitter se misturar no pote. Incentive respostas que reflitam eventos angustiantes (brigas com irmãos, perda nos esportes) e positivos (boas notas, novos amigos), eventos em primeiro plano (irmãos doentes) e eventos em segundo plano (histórias assustadoras nos noticiários).

Com cada evento que eles nomeiam, agite e gire o frasco, demonstrando como é difícil acompanhar e ver claramente quais são nossos pensamentos, sentimentos e desejos.

Como usar um pote de glitter para atenção plena:

Existem muitas variações dessa prática, dependendo do que você deseja enfatizar. Meu colega Jan Mooney, que frequentemente trabalha com grupos de crianças, usa um frasco gigante que todas as crianças podem adicionar glitter. Cada cor representa sentimentos diferentes que as crianças têm. Outras variações incluem o uso de algumas miçangas de plástico para representar comportamentos e observar até que os comportamentos se separem dos pensamentos e sentimentos. As crianças também podem tentar se concentrar em apenas uma cor, ou um pedaço de glitter até se estabilizar, ou em todos eles.

Seu script pode ser algo assim:

  • O jarro é como a nossa mente, e cada cor de glitter representa algo diferente em nossa mente.
  • Vamos colocar em vermelho para pensamentos, ouro para sentimentos e prata para impulsos para fazer as coisas. (Coloque um pouco de glitter com cada comentário)
  • Agora selamos o pote. (Coloque a tampa no frasco e sele-a.) Então começamos o nosso dia.
  • Nós acordamos e as coisas estão bem resolvidas. Nós podemos ver isso claramente. (Mostre como todo o brilho se instalou no fundo do frasco.)
  • Mas muito em breve, as coisas começam a girar ao redor. Talvez estejamos atrasados ​​(agite o jarro). Nossa irmã mais velha come a última panqueca no café da manhã, e isso leva a uma briga (sacuda o pote). Ouvimos coisas assustadoras no noticiário no caminho de carro até a escola (agite o frasco). Nós chegamos à escola e descobrimos que não fomos muito bem na prova (agitar o frasco).
  • Agora, faltam apenas alguns minutos para o dia letivo e não conseguimos enxergar com clareza, porque todos os nossos pensamentos, sentimentos e impulsos estão atrapalhando.
  • Então, qual é a única coisa que podemos fazer para que o brilho pare de se mexer e possamos ver claramente de novo?
  • Ficar parado! E o que acontece quando estamos parados? Podemos ver claramente de novo.
  • Também não há como se apressar em ficar parado. Não podemos empurrar todo o brilho para o fundo. Nós apenas temos que assistir e esperar. Nenhuma quantidade de esforço fará com que seja resolvido mais cedo.
  • Quando as coisas ficarem claras, saberemos a próxima coisa sensata a fazer. Na verdade, essa é uma definição de sabedoria: ver as coisas como elas são e escolher como agir.
  • Enquanto esperamos, o brilho vai embora? Não, fica no fundo. Nossos pensamentos, sentimentos e desejos ainda estão em nossas mentes, mas eles não estão mais em nosso caminho, nublando nossa visão.
  • Um pote de glitter acabado pode servir como um temporizador visual para outras práticas, como práticas de respiração. Por exemplo, você pode sacudir o jarro e dizer: “Vamos fazer algumas respirações conscientes até que o brilho volte para o fundo”.
  • Algumas famílias usam o pote como “pote da calma”, para marcar e medir o tempo de calma. Idealmente, toda a família pode usar o pote da calma quando há um conflito: “Estamos todos chateados com muitos pensamentos e sentimentos agora. Então vamos fazer uma pausa até que o brilho no jarro se acalme e comece a falar novamente”.

Há até alguns aplicativos de globo de neve e pote de vidro em smartphones. 

Um estudante particularmente esperto apontou que você poderia simplesmente pegar um filtro e deixar o frasco limpo novamente. Ele tinha razão, e foi só quando cheguei em casa que tive a resposta:

 “Na verdade, não queremos nos livrar dos pensamentos, sentimentos e impulsos. Nós só queremos que eles saiam do caminho para que eles não nos impeçam de ver claramente”.

 

Artigo original de Christopher Willard, em 30 de maio de 2019, na Mindful.org. Traduzido por Liz Ghellere para o Consciência Plena. Distribuído livremente em língua portuguesa com caráter informativo e educacional.

❤  Compartilhe sua Paixão por Compaixão

Autocompaixão. Calma. Alegria. Resiliência. Confiança. O mundo precisa de mais disso tudo. E é por isso que produzimos este conteúdo para você, com o objetivo de trazer as melhores práticas, aconselhamentos e insights sobre meditação, mindfulness em busca de uma Consciência Plena do mundo que nos cerca.

Para que possamos seguir em nosso serviço e trazer compaixo e conexão aos corações, casas e comunidades de milhares de nossos leitores, e se voc acha que nosso trabalho tem valor e quer ajudar o mundo a se tornar mais Consciente e Desperto, considere fazer uma doação hoje!
Muito obrigado!

Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: