Como ter a consciência plena todos os dias da semana?

Posted By Rafael Reinehr on 25 jul 2019 | 0 comments


Tem um minuto? Isso é tempo suficiente para gerar uma ação significativa todos os dias da semana.

Às vezes, as oportunidades de agir com intenção consciente caem no seu colo: a polidez se aglomera no cruzamento de quatro vias, quando todos querem deixar o outro cara ir primeiro; o reconhecimento de alguém que o leva a responder com gentileza.

Mas, vamos a verdade, salvo uma emergência, principalmente nossos dias e semanas passam sem consciência plena de qualquer momento particular. O engraçado é que qualquer quarta-feira é cheia de pontos de escolha para perceber o presente e se envolver.

Depois de começar a fazer isso, você ficará surpreso com quantas oportunidades existem para se conectar, apreciar e vivenciar – em todos os lugares, o tempo todo.

A melhor parte? É super fácil de fazer. Apenas uma ação pequena e simples pode ajudá-lo a acordar e se conectar à vida pulsando ao seu redor. Aqui estão algumas ideias para começar.

7 maneiras simples de ter momentos conscientes todos os dias

1) Pense sobre a dor de outra pessoa e como você pode ajudar

Quando você está passando por um período difícil, pode parecer cansativo e até mesmo doloroso que o resto do mundo esteja apenas pulando como sempre, enquanto a sua realidade está virada de cabeça para baixo.

No entanto, quando as coisas estão indo bem, podemos estar estranhamente alheios a alguém que esteja passando pelo mesmo tipo de dificuldade que conhecemos. Existe alguém em sua esfera agora que está lutando? Pense em como seria para essa pessoa ir para casa depois do trabalho, lidar com as férias ou enfrentar algum compromisso assustador ou desafiador. Existe alguma coisa que você possa fazer para ajudar? Talvez seja um apoio prático – se oferecer para dirigir, fazer compras, ser babá. Talvez seja emocional – uma nota para que eles saibam que você se importa, um pequeno buquê de seu jardim, uma ligação para dar um oi. Você também poderia segurá-los em seus pensamentos, desejando silenciosamente o bem-estar deles?

2) Pausa antes de responder em uma conversa

Ser um ouvinte atento significa sintonizar com a outra pessoa em vez de apenas preparar mentalmente para o seu próprio comentário. Mas pode ser difícil, especialmente se você não estiver acostumado. Pratique esta técnica de conscientização nas suas próximas conversas: Antes de responder ao que alguém disse, pare e verifique com você mesmo. Observe sua posição corporal, sua energia, quaisquer impulsos em sua mente. Respire. Agora, o que você pode adicionar à conversa?

3) Pare e sintonize-se com o ambiente ao seu redor

Da próxima vez que você estiver passeando com seu cachorro, fazendo sua pausa para o almoço ou verificando a correspondência, apenas por um minuto, pare e ouça. Cessar o movimento físico é muitas vezes suficiente para desacelerar momentaneamente o trem mental sempre em movimento, permitindo que seu ambiente se torne vivo, como ondas rolando em direção à costa. Vento, canto dos pássaros, ruídos da cidade, construção, crianças em um pátio de recreio da escola: Deixe os sons preencherem o campo sonoro de sua atenção. Logo sua mente ociosa voltará a ficar online. Mas para aqueles poucos momentos deliciosos, você consegue ser um espectador de tudo que está acontecendo.

4) Caminhe ou ande de bicicleta ao invés de dirigir

Você já entrou no seu carro, ligou-o e chegou ao seu destino 20 minutos depois, sem lembrar-se do caminho? Carros nos encorajam a nos desvencilharmos do nosso entorno – fechamos as portas e estamos efetivamente encapsulados em nosso pequeno mundo à prova de som até sairmos novamente. É mais difícil acontecer isso quando se caminha ou anda de bicicleta. Em vez disso, você está lá fora no mundo, exposto aos elementos, sua atenção voltada para fora.

5) Deixe um gerente saber que você recebeu um ótimo serviço

É tão fácil ser um crítico. (Hum, SIM!) Mas você grita do telhado quando você tem um bom atendimento ao cliente? Quando alguém faz de tudo para ser útil, gentil e super eficiente em seu trabalho, é como um bálsamo para os solavancos e arranhões da vida diária. Dizer a um supervisor não só dá crédito merecido ao funcionário, ele deixa a empresa saber o que está fazendo certo. Realmente, é preciso muito pouco esforço para dar um elogio, mas a mensagem pode ir longe.

6) Ligue para alguém com quem você não fala há algum tempo

Eles podem cruzar sua mente, mas o próximo passo é o que realmente importa: Estenda a mão. Todos os relacionamentos requerem cuidado, e regularmente se estende além do seu círculo social imediato, isso é um lembrete fácil de quão mais amplo é o nosso círculo humano. Tente isto: Faça uma lista de pessoas com quem você gostaria de ficar em contato (seu antigo colega de faculdade, um colega aposentado, sua tia idosa, o vizinho que está passando por um momento difícil) e ponha em algum lugar que você verá todos os dias. Depois, a cada semana, escolha um nome e, em seguida, envie uma nota, escreva um e-mail ou pegue o telefone e ligue para eles. Você se sentirá bem por nutrir a conexão e, quem sabe, sua consideração pode ser apenas o impulso que a pessoa precisava naquele dia.

7) Faça contato visual amigável

Nós não estamos falando de laser radiante nos olhos de alguém. Em vez disso, simplesmente levante o olhar e olhe para o rosto da pessoa que está lhe entregando o café com leite ou segurando o elevador. Apenas por um momento, encontre seus olhos; talvez ofereça um sorriso gentil que diga: “Oh, olá, companheiro. Eu vejo você”. É isso! Contato feito. Boas vibrações compartilhadas.

Artigo original de Kelle Walsh, em 5 de junho de 2018, na Mindful.org. Traduzido por Liz Ghellere para o Consciência Plena. Distribuído livremente em língua portuguesa com caráter informativo e educacional.

❤  Compartilhe sua Paixão por Compaixão

Autocompaixão. Calma. Alegria. Resiliência. Confiança. O mundo precisa de mais disso tudo. E é por isso que produzimos este conteúdo para você, com o objetivo de trazer as melhores práticas, aconselhamentos e insights sobre meditação, mindfulness em busca de uma Consciência Plena do mundo que nos cerca.

Para que possamos seguir em nosso serviço e trazer compaixo e conexão aos corações, casas e comunidades de milhares de nossos leitores, e se voc acha que nosso trabalho tem valor e quer ajudar o mundo a se tornar mais Consciente e Desperto, considere fazer uma doação hoje!
Muito obrigado!

Doação Única de Qualquer Valor via PagSeguro: 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: