O que é Mindful Eating?

Posted By rafaelreinehr on 6 jun 2018 |


“Mindful Eating”, ou “Comer Consciente”, ou ainda “Comer com Atenção Plena” envolve prestar atenção total à experiência de comer e beber, tanto dentro quanto fora do corpo. Durante a prática do Comer Consciente, prestamos atenção às cores, cheiros, texturas, sabores, temperaturas e até mesmo os sons (nhac!) de nossa comida. Prestamos atenção à experiência do corpo. Onde no corpo estamos sentindo fome? Onde estamos sentindo desconforto? Onde estamos sentindo satisfação? O que significa estar meio cheio, ou três quartos cheio?

Também prestamos atenção à mente. Enquanto evitamos julgamento ou críticas, nós observamos quando a mente se torna distraída, escapando da atenção plena ao que estamos comendo e bebendo. Observamos os impulsos que surgem após os primeiros goles ou mordidas: pegar um livro, ligar a tevê, chamar alguém no celular ou fazer uma busca na internet sobre algum assunto interessante. Observamos o impulso e retornamos ao “somente comer”.

Percebemos como comer afeta nosso humor e como nossas emoções, como a ansiedade, influenciam nosso comer. Gradualmente, praticando de forma consistente, diariamente, recuperamos nosso senso de leveza e liberdade ao comer que tínhamos na infância.

Os velhos hábitos de comer e não prestar atenção não são fáceis de mudar. Não tente fazer mudanças drásticas. Mudanças duradouras tomam tempo, e são construídas em cima de pequenas mudanças incrementais. Comece simples.

Escolha o seu exercício caseiro de Mindful Eating:

1 – Tente tomar os primeiros quatro goles de uma xícara de chá ou de café com atenção plena.

2 – Se você está lendo e comendo, tente alternar entre estas atividades, não fazendo ambas ao mesmo tempo. Leia uma página, então coloque o livro de lado, dê algumas mordidas, apreciando os sabores, então leia outra página, e assim por diante.

3 – Em refeições em familia, você pode pedir a todos para comer em silêncio pelos primeiros cinco minutos, pensando acerca de todas as pessoas responsáveis por fazer com que a comida chegasse aos seus pratos.

4 – Tente comer pelo menos uma refeição por semana de forma consciente, com atenção plena, sozinho, em silêncio.

 

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: