Quem organiza?


Esta página tem a curadoria do Dr. Rafael Reinehr, médico endocrinologista com 19 anos de experiência que fez sua formação em MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) no University of Massachusetts Medical School (UMMS) Center for Mindfulness (CFM). Sua mentora/facilitadora foi Rebecca Eldridge, professora certificada pelo Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society da UMass Medical School e que pratica meditação sob orientação de Pema Chödrön.

O Dr. Rafael Reinehr teve seu primeiro contato com a meditação em 1999, através da leitura de O Tao da Física, de Fritjof Capra, enquanto realizava um internato em neuroendocrinologia no Saint Bartholomew’s Hospital em Londres. Algum tempo depois, uma visita ao então “templo budista de Três Coroas”, ainda em construção na época, durante a celebração de um ano novo budista, colocou o Dr. Rafael em contato com o lama Chagdug Tulku Rinpoche. Muitos anos se passaram entre aquele primeiro contato teórico e a aplicação prática cotidiana da meditação. Tudo começou com algumas experiências efêmeras e não constantes até que, em um dado momento, aconteceu um chamado: era hora de aprofundar a experiência. Foi então que aconteceu o primeiro retiro em um contexto budista tibetano, no Caminho do Meio em Viamão, com lama Padma Samten. Um par de anos depois, um segundo retiro, desta vez no Khadro Ling, em Três Coroas, com a lama Sherab Drolma.

Daí para frente, a intensidade da curiosidade, dos estudos e das práticas só fez crescer. Desde 2009, mantém uma coluna na Revista DOC chamada Medic(t)ando, na qual fala sobre qualidade de vida, bem-estar, sobre compaixão, felicidade, sentido da vida, redução de ritmo e sobre olhar para o mundo com harmonia e parcimônia.

Em novembro de 2015, fundou o portal Medictando – O Bem-estar ao Seu Alcance, um espaço de aprendizagem em Saúde, Qualidade de Vida, Bem-estar e Felicidade.

Em 2017, além da sua formação em Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), iniciou a prática de Yoga Clássica com a professora Sarah Spengler, bem como realizou o curso Demistifying Mindfulness, com o professor Chris Goto-Jones, na Universidade de Leiden, na Holanda (via Coursera).

Em 2018, finalizou sua formação em MBCT e iniciou a Formação Internacional em Mindfulness para Crianças (MBCT-C) com os professores Christopher Willard (Harvard – EUA) e Vitor Friary (Santa Casa – RJ), a ser concluída em dezembro.

Atualmente, está em fase final de redação de um livro, com o título provisório de Os Efeitos da Meditação na Saúde Humana, no qual compila e revisa os maiores estudos científicos relacionados aos efeitos da meditação nas áreas mais variadas da saúde humana. O livro deverá ser publicado no primeiro semestre de 2019.