Experimente estas simples instruções para a meditação andando e mantenha este guia à mão para praticar em movimento.
TEMPO: 10 minutos
Em algum momento hoje, você provavelmente irá andar. Você pode até dar um passeio. É um dos nossos maiores dons, e quando manejamos cedo usar nossas pernas para nos locomovermos, é motivo de comemoração. Os pais ligam para seus pais apenas para relatar o evento.
O próprio fato de que caminhar – ou qualquer outra forma de locomoção que você use para se locomover – é tão central em nossas vidas, torna-o um foco pronto para uma atenção consciente e meditativa. Aqui está um conjunto simples de instruções para uma forma de meditação andando. Existem muitas variações.
Este é em um ritmo que está próximo de como podemos andar na vida cotidiana, e na verdade ele pode ser adaptado para andar na rua – contanto que você lembre-se de prestar atenção nas luzes da rua, outras pessoas, e não parecer um zumbi.
1.Fique em pé com as costas RETAS, mas não rígidas. Sinta os pés tocando o chão e deixe seu peso se distribuir uniformemente.
2.Enrole o POLEGAR da sua mão esquerda e envolva seus dedos ao redor dele. Coloque logo acima do seu umbigo. Envolva sua mão direita em torno dela, descansando o polegar direito na fenda formada entre o polegar esquerdo e o dedo indicador. (Isso cria algum equilíbrio para você e impede que seus braços se distraiam.)
3.Abaixe seu OLHAR ligeiramente. Isso ajuda você a manter o foco.
4.Saia com o seu PÉ esquerdo. Sinta-o balançar, sinta o calcanhar bater no chão, agora o meio do pé, agora os dedos.
5.SINTA o mesmo assim que o pé direito se aproxima.
6.Caminhe em um ritmo ESTÁVEL, um pouco mais lento que na vida diária, mas não fúnebre. Quando sua atenção vagar, traga de volta as sensações de seus pés tocando o chão.
Artigo original de Barry Boyce, em 3 de Abril de 2013, na Mindful.org. Traduzido por Liz Ghellere para o Consciência Plena. Meditação guiada em português por Rafael Reinehr. Distribuído livremente em língua portuguesa com caráter informativo e educacional.