O MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) é uma metodologia na qual aprendemos (pois quem ensina está em constante aprendizado, também) através de exercícios de meditação, técnicas de relaxamento, yoga, tai-chi e qi-gong, entre outras técnicas mais específicas como o “mindful eating” (ou comer consciente) e a “meditação das atividades da vida diária” e também a “meditação compassiva“.
Já existem mais de 450 estudos científicos referendados no PubMed, demonstrando a enorme eficácia desta técnica em situações diversas como ansiedade, depressão, insônia, dores crônicas, déficit de atenção, estresse, hipertensão, compulsão alimentar, dependência de drogas, aumento de compaixão, aumento da sensação de bem-estar e redução da necessidade de consultas médicas, exames laboratoriais e até internações hospitalares (um grande estudo feito em 2015 com mais de 14 mil pacientes).
Enquanto as pessoas tem praticado meditação por séculos, foi em 1979 que o biólogo molecular e fundador da Clínica de Redução de Estresse da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachussets Jon Kabat-Zinn desenhou um programa chamado Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) ou, em português, Redução do Estresse Baseado em Mindfulness, para ajudar as pessoas a reduzirem os sintomas de estresse, dor e enfermidades crônicas.
O Curso que apresentamos foi modelado a partir desse programa.
Por 8 encontros você será parte de um coletivo vivo – um grupo de indivíduos devotado a explorar o mindfulness como forma de viver plenamente no único momento que existe: o Agora. De forma intensamente prática, o curso requer que você venha com um senso de curiosidade. Serão providenciados todos os materiais e instruções para lhe guiar nas práticas formais, movimentos, escaneamento corporal e muito mais. Muita prática será realizada em silêncio, mas também haverá tempo para diálogo em grupo e exercícios de comunicação consciente.
Serão 8 encontros, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30-21h, iniciando no dia 28 de março e daí a cada 14 dias. É muito importante estar ciente que, para entrar no Curso, você tenha disponibilidade mínima de 25 minutos por dia (idealmente 45) para realizar os exercícios práticos que serão passados em cada encontro.
CLIQUE AQUI PARA TODAS AS DATAS, LOCAIS E VALOR DO INVESTIMENTO
Se, neste momento da vida, você imagina que seja difícil dispor e separar este tempo na sua agenda, talvez o melhor seria aguardar um próximo momento mais propício. O objetivo é aprender e consolidar uma técnica poderosa de estar presente aqui, agora, sem interferência das angústias do passado tampouco com as atribulações do futuro, e colher os benefícios da Resposta de Relaxamento que o Dr. Herbert Benson tão genialmente descreveu e comprovou.
É justamente a realização destes exercícios, de forma continuada, que irão levar as melhoras esperadas na saúde, bem-estar e equilíbrio emocional e físico, exatamente como demonstram os estudos científicos, que conseguiram atingir seus melhores resultados naquela porção dos praticantes que realizaram ao menos 80% das atividades propostas.
Para fazer parte do Curso de Redução do Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) não existe nenhum pré-requisito; está aberto a qualquer um que deseja se comprometer a um treinamento intensivo em mindfulness no qual os participantes usam seus próprios recursos para explorar o que significa cuidado para si mesmo, encontrar paz e experienciar a cura.
A maior parte das pessoas que participam totalmente de um curso de MBSR relatam redução de vários sintomas físicos e psicológicos, uma capacidade aumentada para relaxar, redução nos níveis de dor, uma habilidade aumentada para lidar com dor crônica, mais energia e entusiasmo na vida, aumento da auto-estima e uma capacidade aumentada para lidar mais efetivamente com situações de estresse.
Mais Sobre Mindfulness
Mindfulness é a percepção do momento à medida em que ele está acontecendo – sem se deixar ser levado pelos pensamentos, preocupações, medo e assim por diante. Muitas vezes chamado de “despertar consciente”, viver no estilo “mindful” significa que estamos intensamente presentes em nossas vidas, experimentando nosso ambiente sensoriamente, bem como a nós mesmos e outros com curiosidade, gentileza e respeito. Nós todos sabemos o oposto de mindfulness: mindlessness, ou seja, viver de forma mecânica, ser esquecido, carregado por distrações, sentindo-se apagado, desanimado, e assim por diante.